quarta-feira, 27 de maio de 2009
Exercício 12
Assim durante a criação da nossa identidade online, gostei de contactar com serviços como o blogger,delicious e flickr, estes foram para mim os mais úteis e interessantes e os quais pretendo manter de agora em diante. Tanto a nível académico com futuramente profissional.
Exercício 11
Este mini-relatório trata-se de um balanço do trabalho desenvolvido ao longo do semestre nas aulas de cibercultura.
No inicio do semestre foi-nos pedido pela docente que criássemos a nossa identidade online, para tal usamos ferramentas como o blogger, delicious, flickr, youtube, twitter, e a mais recente wikispaces.
Blogger - Foi utilizado para criar o weblog e assim manter um registo de toda a actividade desenvolvida no decorrer das aulas.
YouTube - O youtube serviu para criarmos um canal pessoal e assim poder enriquecer a nossa identidade online com vídeos relacionados com o nosso curso de Multimédia.
Twitter - Foi utilizado com o objectivo de manter actualizada a actividade diária, e também a partilha de notícias e mensagens entre utilizadores. Contudo acho a sua utilização demasiado banalizada...
Flickr - Comecei a utilizar esta ferramenta nas aulas de cibercultura e revelou-se como sendo bastante útil e pratica de usar.
Aqui, podemos fazer o upload de imagens e até vídeos e assim partilhar com os nossos contactos e com os outros utilizadores os nossos trabalhos de edição de imagem entre outros ficheiros.
Esta é na minha opinião a ferramenta mais interessante para dar a conhecer o nosso trabalho e interesses no processo da construção da nossa identidade online.
Delicious - Esta foi também uma ferramenta com a qual só tive contacto nas aulas de cibercultura, e acabou por revelar-se bastante útil.
Aqui podemos armazenar num espaço online as nossas páginas favoritas e assim libertar o separador de "Favoritos" do nosso Browser.
Wikispaces - Nunca tinha usado esta ferramenta de criação de wikis, é interessante porque permite edição de forma colaborativa e assim, torna-se bastante produtiva e útil.
A criação da nossa identidade online revelou-se bastante útil como meio de divulgação do nosso trabalho e terá com certeza um papel importante no nosso futuro profissional.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Criação de uma Wiki
O tema era escolhido por nós, desde que fosse relacionado com o Curso de Multimédia.
Para visitarem a minha Wki
terça-feira, 28 de abril de 2009
Manutenção da nossa Identidade On-line
Assim, actualizei o meu canal no youtube, adicionei novas hiperligações, videos, fotos à minha conta do Flikr, amigos, seguidores ao Twitter, feeds, e também bookmarks no delicious.
Quanto ao Blogue continua a ser actualizado semanalmente.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Os mundos virtuais enquanto potenciadores de veiculação de movimentos ideológicos.
Com a ajuda da Internet, através de chat´s, blogs, fóruns, grupos de discussão, comunidades virtuais, muitos movimentos ideológicos conseguem construir uma rede de comunicação interna e externa, interagindo assim com outros utilizadores para troca e partilha de ideias.
"Um mundo virtual é um ambiente simulado por computador concebido para que os seus utilizadores habitem e interajam através de avatares." (Fonte: Wikipédia)
Os mundos virtuais, hoje em dia, possuem ferramentas de rede social e de colaboração on-line (blogues, páginas pessoais, VOIP), que os torna em ferramentas altamente valiosas de colaboração a distância. Tornando-os assim excelentes meios de divulgação de movimentos ideológicos.
Como exemplo disso temos a Sony a utilizar o mundo virtual "Home" para promover marcas e produtos dentro dos videojogos.

Outro exemplo de divulgação de movimentos ideológicos em mundos virtuais foi o a ameaça de processo ao YouTube pela propaganda Nazi através de vídeos que incitavam ao ódio contra minorias. (Fonte: mundopt)

Como conclusão, podemos dizer que segundo os exemplos anteriores, as novas formas de comunicação através da Internet têm a capacidade de potenciar e veicular movimentos ideológicos. Esta veiculação é de tal forma livre e espontânea que existem poucas formas de a combater tornando-a assim passível de ser utilizada por qualquer utilizador.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Sites utilizados para pesquisa:
Não utilizei nenhum site de pesquisa.
Método de pesquisa utilizado:
Não precisei de realizar nenhuma pesquisa, já sabia de antemão alguns sites que se relacionassem com o tema vídeo jogos. Assim, limitei-me a inserir o endereço desses sites no browser e a aceder aos mesmos.
Sites utilizados:
Xbox Team Portugal
GameSpot
Gametrailers
Xbox Team Portugal
Esta comunidade é dedicada aos utilizadores portugueses que são utilizadores da consola Xbox. Neste espaço podemos encontrar praticamente tudo sobre o “mundo” envolvente da consola Microsoft. Possui notícias actualizadas todos os dias, passatempos, um fórum de discussão para todos os utilizadores que se registem no site, entrevistas, artigos, um podcast e até um espaço de compras e vendas.
Este site foi desenvolvido por uma equipa bastante vasta, sendo os administradores do site:
Flávio Araújo Gonçalves - flaviogoncalves@xboxteamportugal.com
José Luís C. Teixeira – zeluisteixeira@xboxteamportugal.com
GameSpot
Este site é o portal de uma comunidade que tem como objectivo noticiar o mundo dos vídeo jogos. Aqui, podemos encontrar imensas informações para todas as plataformas sobre os jogos que vão sendo lançados, desde “previews” a “reviews”. É um site que também possui fórum, um espaço de downloads e até um Web blog para a sua comunidade. Resumidamente, oferece um pacote completo de informação e partilha de conteúdos sobre o mundo dos vídeo jogos.
Este site não possui informação sobre a equipa que está por detrás desta comunidade.
Gametrailers
Esta comunidade tem como objectivo disponibilizar “trailers” e vídeos de “gameplay” sobre os vídeo jogos desde o começo da sua criação até à sua data de lançamento.
É um espaço que também possui um fórum de discussão para os utilizadores inscritos no site, disponibiliza também “previews” e “reviews” de jogos para todas as plataformas, e ainda permite a partilha de vídeos de utilizadores.
Este site não possui informação sobre a equipa que está por detrás desta comunidade, apenas disponibiliza alguns mail’s :
bd@gametrailers.com
trailers@gametrailers.com
Conclusão:
O tema “vídeo jogos” é bastante vasto e popular, de tal forma que existe uma grande variedade de comunidades sobre este mesmo tema. Escolhi estes três sites porque são os mais populares e utilizadas no nosso país (Xbox Team Portugal) e no estrangeiro e porque todos eles possuem uma vasta comunidade e oferta de conteúdos.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Mini-Relatório
Para tal tivemos de criar uma conta no youtube, flickr, delicious, e no twitter. Desta forma podemos começar a divulgar o nosso trabalho na web.
Esta actividade tem como objectivo começarmos a estruturar o nosso futuro profissional e académico.
Deste modo, as ferramentas de social web empregues hoje na aula, virão a ser úteis ao nosso trabalho a desenvolver no decorrer do ano.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Wikis temáticas
Call of Duty
http://callofduty.wikia.com/wiki/Call_of_Duty_Wiki
GTA
http://gta.wikia.com/wiki/Main_Page
Halo
http://halo.wikia.com/wiki/Main_Page
A 1ª wiki contém informação sobre os jogos da série "Call of Duty" onde podemos partilhar e pesquisar informação sobre os mesmos.
A 2ª e 3ª wiki sobre o "GTA" e o "Halo" (respectivamente), têm a mesma estrutura e função da 1ª wiki, ambas possibilitam também a partilha, pesquisa e edição da informação sobre os vários títulos destas séries.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Weblogs: análise do seu conteúdo
O exercicio de hoje foi a análise do conteúdo de weblogs (tags, social bookmarking, crowdsourcing content, tipo de conteúdo).
Tinhamos de escolher 3 weblogs que se relaciona-sem com o nosso curso de Multimedia e por fim analisa-los tendo em conta os pontos referidos.
Começando....
1º Weblog: http://www.blogdesignblog.com/
Este weblog quanto a tags possui algumas, como por exemplo "blog", "design", "designers". Quanto a social bookmarking não possui, Social Bookmarking remete para ferramentas que promovam acções sociais, interacção social e este blog não tem nenhuma dessas ferramentas. Crowdsourcing content também não tem,(conteúdo produzido com a colaboração de varios utilizadores).
Quanto ao conteudo do weblog, este é essencialmente composto por varios tutoriais que ensinam como fazer weblogs mais atraentes visualmente.
2º Weblog: http://flashenabledblog.com/
Nste weblog temos tags como "flash", "blog", "flash enabled", "everything flash".
Social bookmarking não possui e quanto a crowdsourcing content também não tem: ("Actually, the FE Blog is maintained by a single person, so if you think that you can contribute to this project, feel free to contact Carlos Pinho, by dropping an e-mail to cpinho[at]flashenabledblog[dot]com").
Por fim, quanto ao conteudo do weblog este é constituído por noticias, tutoriais, templates, fonts, icons e dicas.
3º Weblog: http://designportugues.blogs.sapo.pt/
Aqui temos tags como "design", "portugal","português". Possui social bookmarking, como a hiperligação para blogs.sapo.pt e ainda um espaço dedicado a grupos onde tem hiperligações para "comunidade mx" e um outro espaço de blogs e foruns.
Quanto a crowdsourcing content, não tem, na medida em que o blog é desenvolvido por Nuno Cardoso, e Sara Galego.
Por fim o conteudo do weblog é essencialmente noticias sobre o design em Portugal, e ainda tem varios arquivos, links de interesse.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
«My Phone» da Microsoft desenvolvido em Portugal

Madrid - A Microsoft apresentou esta segunda-feira em Barcelona o novo serviço «My Phone» de sincronização e partilha de dados entre telemóveis Windows e internet, desenvolvido de raiz em Portugal.
O serviço foi desenvolvido de raíz pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em tecnologias móveis da Microsoft, em Braga e irá sincronizar informação como, por exemplo, a agenda de contactos, o calendário, as tarefas, as mensagens de texto, as fotografias e os vídeos, entre o telefomóvel dos utilizadores e um «site» protegido com palavra-chave. Uma vez sincronizada a informação, o utilizador poderá gerir , recuperar e fazer cópias de segurança dos dados contidos no telemóvel.A empresa atribui o "tempo recorde" em que conseguiu disponibilizar o serviço à aquisição da empresa portuguesa Mobicomp, em Agosto de 2008, referindo que «este investimento [na Mobicomp] realça a importância do segmento das comunicações móveis para a Microsoft, cujo negócio de software para telemóveis cresce 30 por cento por ano em Portugal».O «My Phone» foi apresentado pelo presidente executivo da Microsoft, Steve Ballmer, no Mobile World Congress, que decorre em Barcelona e a sua disponibilização no mercado está prevista para a segunda metade de 2009. O «My Phone» terá distribuição imediata limitada em versão beta, disponível para telefones móveis com versão 6.0, 6.1 e 6.5 do sistema operativo Windows Mobile, sendo que a Microsoft se encontra de momento a estudar a sua disponibilização noutros sistemas operativos.
Vodafone com HTC Magic

Na lista de países que receberão este terminal contam-se a Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido. A Vodafone afirma que Portugal será contemplado nos meses seguintes.
O HTC Magic é um smartphone Android que inclui um ecrã táctil QVGA de 3,2 polegadas e uma trackball para controlar a navegação no aparelho.
